Minha visão sobre AQUARISMO
Sabe aquela pessoa que ama a natureza, ama a vida e deseja ter um pedaço do que encontra em rios ou em mares na sala da sua casa mas não sabe como fazer? Então, eu era uma dessas pessoas que buscava informações em todos os lugares para realizar meu sonho e em sempre com sucesso. Foi aí que decidi montar meu primeiro aquário há quase 15 anos...rs, tudo começou com um betta e um minusculo aquário que ganhei de uma amiga ainda em São Paulo. O coitado do betta vivia na mesa do meu escritório e eu acreditava que fazia um bem enorme a vida dele. Mesmo assim, com todo meu amadorismo e falta de informações esse valoroso peixe durou 3 anos!
O tempo passou, veio a dependência química, que consumiu boa parte da minha vida e chegou a hora de mudar, mudei de profissão de Estado, onde me casei com a Adriana, na cidade de Uberaba - MG há 6 anos. Quando cheguei a cidade ainda realizava “uns bicos” de Contabilista e recebi como parte de pagamento pelos serviços prestados um aquário e 3 kinguios, junto com esse “pagamento” uma observação:
- Ou você irá se apaixonar, ou odiar aquário!
A partir de então recomeçou minha luta para manter aqueles lindos peixinhos vivos!
Busquei informações em lojas, fóruns, livros, amigos e a cada informação nova aprendida, maior era minha empolgação e vontade de aprender mais.
Lembro até hoje minha alegria ao descobrir a influencia que o ph tem na vida do animal, vibrava quando conseguia manter a amônia em níveis não-tóxicos, dureza da água então?!? Era surpreendente para uma pessoa sempre voltada a números entender que a Biologia era tão ampla e ao mesmo tempo tão poderosa para caber num espaço diminuto quanto meu aquário!
Veio então a vontade de ter peixes de outras condições e necessidades, mas como fazer se adorava meus kinguios e não poderia me desfazer deles?
Simples, monte outro aquário Antonio!!!
Aí veio o segundo aquário, o terceiro e hoje estou com aproximadamente 40 aquários, 7 caixas d’águas alguns baldes e bacias...rs
Peixes então, nem costumo contar pra não me achar acumulador....hahahha
Mas ainda uma coisa me incomodava, sentia muita dificuldade em encontrar informações precisas e o mais importante, as informações que encontrava parecia não falar a mesma língua que eu, não sei se porque vivi numa área técnica durante anos, não aguentava aquele monte de termos técnicos e pensava comigo, será que uma pessoa que só quer ter um aquário na sala da sua casa precisa ser um Biólogo? Poxa vida, a coisa pode ser mais simples! Pode ser simples sem desrespeitar os fundamentos, pode ser simples, com uma linguagem acessível e amigável e a ausência dessas informações me deixava intrigado.
Foi aí que decidi a contar as minhas descobertas inicialmente no YouTube e logo depois, no Facebook e demais redes sociais e hoje o que mais gosto é de trazer informações simples e acessíveis a todos, visitar aquaristas, trocar idéias e fazer amigos, porque o Aquarismo para mim, é muito mais do que uma caixa de vidro com água e peixes, o Aquarismo é começo de uma nova história!
Antonio Candido de Oliveira Neto